Bem-vindo à Comunidade UBNT

Possibilidade de maior numero de redes Wi-fi na controladora AP unifi

Prezados,
Existe alguma possibilidade de colocar mais de 4 redes Wireless na controladora dos AP Unifi? Tenho vários APs distribuídos pelo Campus onde trabalho, porém tenho um numero grande de Vlans por segurança e um melhor gerenciamento da rede. Tenho mesmo que colocar outra maquina para atender essas outras redes? Em hipótese alguma há a possibilidade de aumento de numero de redes Wireless na controladora?
Rotulado:

Comentários

• R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Tem sim, mas acho que você nao entendeu a relação da controladora com os pontos de acesso(e demais equipamentos) de maneira correta. A controladora UniFi em si não tem nada a ver com essa questão, mas sim os equipamentos, no caso os pontos de acesso.
    Pra equipamentos de primeira geração, ou seja, os modelos 802.11n, a limitação permanece em 4 SSIDs/rádio, já na linha 802.11ac, esse limite vai até 8 SSIDs/rádio, se e somente se você não estiver usando o recurso wireless uplink/mesh.
    Então, sim, tem como usar mais de 4 SSIDs sim, mas isso raramente é recomendado devido à desperdício de espectro por conta dos frames de gerenciamento, mas se você está questionando sobre isso, eu assumo que você conheça as implicações que isso causa...  ;-)
  • GTIjnaGTIjna 0 Pontos
    Prezados,
    Obrigado pelo retorno. Entendi ambas respostas. No nosso caso não usaremos mais do que quatro SSID por AP, usaremos no máximo 3 por AP, porém a localização da instituição é em zona rural com edificações espalhadas por uma área grande com um publico diversificado. Para entender melhor a nossa situação vou explicar parte da nossa configuração:
    • Em determinado local funciona as coordenações, Ensino e Assistência estudantil, os APs nessa localidade funcionarão com essas 3 SSID;
    • Um pouco (bem) distante dessas edificações estão as residenciais estudantis, onde funcionará somente uma SSID;
    • Ainda em outra localidade, distante de ambas já citadas, temos a administração, onde funcionará somente uma SSID;
    • Ainda em outro local temos a biblioteca, que também funcionará somente com uma SSID.
    Não é uma que tão de números de SSID que cada AP suporta, mas sim uma questão de geografia, que infelizmente no obriga a trabalhar dessa forma, isso porque não mencionei todos os locais e só aqui já foram 5 SSID diferentes. Por favor, me desculpe pelo incomodo, não discordo da vossa opinião e nem quero parecer grosseiro, é simplesmente uma questão de força maior e agradeço de coração a vossa compreensão.
  • UI-SamuelUI-Samuel 896 Pontos
    Talvez seja melhor você organizar cada um desses ambientes em sites lógicos diferentes dentro do UniFi, assim você consegue ter SSIDs diferentes nos APs de cada ambiente sem ter que ficar fazendo ajustes manuais através de WLAN Groups. Por exemplo, você poderia ter um site exclusivo para agupar apenas os APs e SSIDs do local X, outro site para agrupar apenas os APs e SSIDs do local Y, etc... Dessa forma você pode ter até 4 (ou 8) SSIDs diferentes em cada local sem se preocupar com essa limitação. 
  • GTIjnaGTIjna 0 Pontos
    Talvez seja melhor você organizar cada um desses ambientes em sites lógicos diferentes dentro do UniFi, assim você consegue ter SSIDs diferentes nos APs de cada ambiente sem ter que ficar fazendo ajustes manuais através de WLAN Groups. Por exemplo, você poderia ter um site exclusivo para agupar apenas os APs e SSIDs do local X, outro site para agrupar apenas os APs e SSIDs do local Y, etc... Dessa forma você pode ter até 4 (ou 8) SSIDs diferentes em cada local sem se preocupar com essa limitação. 
    Não usei ainda essa forma de gerenciar, mas seguirei a sua sugestão. Por favor, tem algum tutorial que possa me orintar nesse sentido? Obrigado.
  • UI-SamuelUI-Samuel 896 Pontos
    Na verdade as configurações em si não mudam em relação a ter um único site com todos os equipamentos. O que muda é que diferentes equipamentos serão agrupados em seus respectivos sites lógicos criados na opção abaixo que fica no lado direito da barra superior do software UniFi. Ao fazer isso, cada site terá suas próprias configurações independentes dos demais. 

> Current Site
    > + Add New Site

Se você precisa de um tutorial para aprender a configurar a solução UniFi, recomendo a seguinte playlist:
    http://bit.ly/UniFi-Playlist
    GTIjna
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    WLAN groups tbm resolve a questão, tudo é decisão de gerenciamento...
    A controladora UniFi em si não tem limite de quantidade de SSIDs.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.