Bem-vindo à Comunidade UBNT

USG - CONFIGURAÇÃO

Olá pessoal, estou tendo problemas para configurar o USG na minha empresa, vou descrever o cenário e as tratativas que tentei, sem sucesso. Agradeço se alguém puder ajudar.

Tenho um link da Vivo, com um roteador/firewall, FortNet, administrado e controlado pela Vivo.
Na LAN1 deste, conecto a minha rede principal 192.168.3.0 sendo o gateway 192.168.3.1.
Na LAN2 pedi a liberação de uma nova rede 192.168.100.0, para configurar minha rede wifi, gateway 192.168.100.1.

Dessa forma:
LAN2(router) está conectada a WAN1 (USG 192.168.100.2). O USG conecta sem problemas pelo DHCP.

LAN1(USG) conectado ao SWT(HP L3) conectando os AP's UNIFI
Essa LAN do USG, pega o IP padrão 192.168.1.1 e distribui essa rede para o SWT, que vai pros AP's e pros hosts.

Porém o 192.168.1.1 é a rede e uma VPN com outra unidade, e assim estou tendo problemas para se comunicar na rede principal com a rede wifi.

Já tentei de todas as formas, associar a LAN do USG com o ip 192.168.100.3, ou qualquer outro ip desta rede, mas não funcionou.

Configurei a rede LAN da controladora antes de adotar o USG, ele se conecta com o ip padrão e não é possível adotar.
Entrei na configuração do USG mudei o IP da LAN, mesmo problema.
Vi um tutorial pra alterar o IP padrão por SSH, não funcionou.
Varias tratativa, na controladora e no próprio USG e nenhum resultado.

Segundo o pessoal da Vivo, o USG está funcionando como Gateway e fazendo NAT com a rede, e seria necessário configura-lo para apenas distribuir a rede, sendo o gateway e o DHCP o próprio FortNet

Tentei detalhar ao máximo, desculpem me estender tanto.

Comentários

• R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Você precisa mudar o endereçamento de IP ou da VPN ou da rede interna do USG, já que estão obviamente em conflito.
    No USG, isso é feito em settings/network. Boa sorte.
  • carlosduartecarlosduarte 0 Pontos
    Boa tarde,
    o nesse cenário o USG funcionaria no modo transparente, somente fazendo a distribuição, com o NAT desabilitado ?
  • R4V3R disse:
    Você precisa mudar o endereçamento de IP ou da VPN ou da rede interna do USG, já que estão obviamente em conflito.
    No USG, isso é feito em settings/network. Boa sorte.
    Não temos como mudar o endereçamento da VPN, estamos tentando justamente essa configuração no USG.

O Carlos trabalha comigo:
    Boa tarde,
    o nesse cenário o USG funcionaria no modo transparente, somente fazendo a distribuição, com o NAT desabilitado ?
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    Certo, então modifique a configuração do USG no local que indiquei.
  • R4V3R disse:
    Certo, então modifique a configuração do USG no local que indiquei.
    Já tentamos.
    Configuramos a LAN nesse caminho, a controladora vem por padrão 192.168.1.1.
    Editamos e colocamos 192.168.100.3 com os equipamentos já adotados. Todos perderam a conexão, inclusive o USG.
    Tentamos com a controladora zerada pra depois adotar os aparelhos, não foi possível adotar, mesmo configurando pra adotar o USG com esse IP.
    Mudamos esse endereço no próprio USG, acessando pelo IP padrão dele, ele se conecta a internet com o IP 192.168.100.2 direto pelo DHCP, mas não mantém a configuração da LAN1, sempre voltando pro IP padrão ou perdendo a conexão.

Ele só funciona com o IP padrão, nada que façamos muda esse IP

Não sabemos se é problema de configuração do USG mesmo ou algum bloqueio desse FireWall, já falamos diversas vezes com o pessoal da Vivo e a única resposta deles é  o USG está funcionando como Gateway e fazendo NAT com a rede, e seria necessário configura-lo para apenas distribuir a rede, sendo o gateway e o DHCP o próprio FortNet

Não achamos nenhuma opção de desativar o NAT do USG, e em todos os tutoriais que vimos, e cases de sucesso, em nenhum havia um primeiro roteador na borda, apenas o USG, o que não tem como ser o nosso caso.
  • R4V3RR4V3R 8432 Pontos
    É um problema de configuração apenas, nada mais.
    Eu recomendo resetar a controladora, configurar a aba settings/network ANTES de adotar o USG. E depois de tudo feito, aí sim adotar o USG, ele irá assumir as configurações feitas naquele local, ou seja, ele irá ficar com o endereço IP 192.168.100.3, se você reproduzir tudo como informou acima.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.