Bem-vindo à Comunidade UBNT

EdgeRouter Lite travado

Sou novato neste equipamento, tenho uma rede onde um EdgeRouter Lite controla as Vlans, mais faz uma semana que ele esta travado, e não sei como ver porque ele esta, desta forma.

Comentários

• UBNT-SamuelUBNT-Samuel 736 Pontos
    Como está o consumo de processamento e memória do equipamento?
    Você consegue visualizar no cabeçalho da GUI do ER...

Está usando bridge no EdgeRouter?
    Se sim, já verificou se existe alguma ocorrência de loop entre o ER e outro(s) switch(es)?
  • Como está o consumo de processamento e memória do equipamento?
    Você consegue visualizar no cabeçalho da GUI do ER...

sim, tem como visualizar
    o CPU esta trabalhando em 6% a 62%
    a RAM esta trabalhando em  21% a 50%

Está usando bridge no EdgeRouter?
    sim
    Se sim, já verificou se existe alguma ocorrência de loop entre o ER e outro(s) switch(es)?
    não verifiquei, porque trava e depois de 3 dias 19 horas mais ou menos, e a rede trabalha normal, vou verificar.

• Sou novato neste equipamento, tenho uma rede onde um EdgeRouter Lite controla as Vlans, mais faz uma semana que ele esta travado, e não sei como ver porque ele esta, desta forma.
    sim outro coisa, quando ele trava, o mesmo fica piscando as três Ethernet 0 1 2,  ao mesmo tempo, como estive se reiniciando.

1) Dúvidas sobre a topologia:
    Na sua topologia as portas eth0, eth1 e eth2 estão ligadas em quais dispositivos vizinhos?  Qual seria a razão de ambas as interfaces eth0 e eth1 terem sido configuradas com as mesmas VLANs? A eth1 sempre fica desconectada? O travamento acontece quando todas as interfaces estão ligadas ou ocorre mesmo com a eth1 desligada?

2) Dúvidas sobre o equipamento:
    Antes de começar a travar, o equipamento estava operando normalmente com essas mesmas configurações ou houve alguma alteração? Você teria outro EdgeRouter para subir essas mesmas configurações e validar o comportamento do equipamento?
  • 1) Dúvidas sobre a topologia:
    Na sua topologia as portas eth0, eth1 e eth2 estão ligadas em quais dispositivos vizinhos?  Qual seria a razão de ambas as interfaces eth0 e eth1 terem sido configuradas com as mesmas VLANs? A eth1 sempre fica desconectada? O travamento acontece quando todas as interfaces estão ligadas ou ocorre mesmo com a eth1 desligada?

no caso, só é utilizado portas eth0 e eth2, onde a eth0 esta as VLAN e a eth2 esta o link de Internet, a eth1 esta desligada.

2) Dúvidas sobre o equipamento:
    Antes de começar a travar, o equipamento estava operando normalmente com essas mesmas configurações ou houve alguma alteração? Você teria outro EdgeRouter para subir essas mesmas configurações e validar o comportamento do equipamento?

sim faz tempo que esta com esta configuração achou + ou - 4 anos, verifiquei o equipamento ele tem 5 anos de uso, e não foi feito nada de alteração, só atualizei FIRMWARE do equipamento. Tenho sim, esta na outra empresa, já solicitei para fazer este analise, estou aguardando a chegada dele.

Pelas suas respostas me parece ser um problema no hardware, então a substituição do equipamento deve solucionar o problema. No entanto, como você diz que o travamento coincide com a atualização do firmware, vale a pena fazer um downgrade para o firmware v1.10.9 antes de descartar o ER, já que a versão 2.0.1 teve várias mudanças estruturais.
  • Pelas suas respostas me parece ser um problema no hardware, então a substituição do equipamento deve solucionar o problema. No entanto, como você diz que o travamento coincide com a atualização do firmware, vale a pena fazer um downgrade para o firmware v1.10.9 antes de descartar o ER, já que a versão 2.0.1 teve várias mudanças estruturais.
    certo como eu faz o downgrade da ER
    Da mesma forma que é feito o upgrade, usando outra imagem:
    https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205146110-EdgeRouter-Upgrading-EdgeOS-firmware
  • JUNIORTIBICOJUNIORTIBICO 0 Pontos
    editado abril 2
    Da mesma forma que é feito o upgrade, usando outra imagem:
    https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/205146110-EdgeRouter-Upgrading-EdgeOS-firmware
    grato pela atenção.
  • Pelas suas respostas me parece ser um problema no hardware, então a substituição do equipamento deve solucionar o problema. No entanto, como você diz que o travamento coincide com a atualização do firmware, vale a pena fazer um downgrade para o firmware v1.10.9 antes de descartar o ER, já que a versão 2.0.1 teve várias mudanças estruturais.
    certo como eu faz o downgrade da ER
    bom dia fiz o downgrade mais esta no mesmo jeito. vou solicitar um equipamento novo, no caso o que você pode mim informa pode ser o mesmo ou troco por outro
    Na verdade qual modelo usar depende da demanda da sua aplicação. Na prática a capacidade do equipamento vai depender totalmente dos recursos utilizados, mas você pode balizar sua escolha na informação generalista de que os modelos Lite-3 e PoE-5 suportam até 200 clientes, 8 e PRO-8 suportam até 2.000 clientes e Infinity suporta até 20.000 clientes. Recomendo a leitura do artigo abaixo para entender melhor as características de cada modelo:

http://bit.ly/EdgeRouter
  • Na verdade qual modelo usar depende da demanda da sua aplicação. Na prática a capacidade do equipamento vai depender totalmente dos recursos utilizados, mas você pode balizar sua escolha na informação generalista de que os modelos Lite-3 e PoE-5 suportam até 200 clientes, 8 e PRO-8 suportam até 2.000 clientes e Infinity suporta até 20.000 clientes. Recomendo a leitura do artigo abaixo para entender melhor as características de cada modelo:

http://bit.ly/EdgeRouter
    muito obrigado pelas informações
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.