Bem-vindo à Comunidade UBNT

Controller perdeu conexão com todos os APs

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho ativo uma infraestrutura com a cobertura Wi-Fi composto por 07 Access Point, na data de hoje tive um problema com o ambiente após a queda de energia no local e reinicialização do servidor, a controladora perdeu a conexão com todos os APs e inclusive as suas conexões de redes wireless, porém o engraçado é que os equipamentos estão funcionando normalmente, compartilhando a rede e seus acessos sem problemas, inclusive consigo conectar neles via SSH.

ANTES

DEPOIS DA QUEDA ENERGIA

O que pode ter acontecido? Como posso recuperar as configurações de antes? Percebi que a versão do contraladora desatualizou?

Obrigado.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 827 Pontos
    A sua controladora está instalada em uma máquina dedicada com IP fixo? Se por algum motivo o IP da controladora mudou, então foi quebrado o vínculo dos APs com ela e essa seria a razão da ocorrência. Sendo esse o caso, você terá que corrigir o set-inform nos APs apontando para o endereço correto da controladora. 
  • A controladora está num servidor com ip fixo dedicado mas acabei de entender o problema, tenho duas versões do Unifi instalados na maquina, uma com usuário de administrator(versão 5.5.2.4) e outra com meu usuário particular(versão 5.6.22) com os APs conectados, se eu abro o gerenciador pelo meu usuário carrega normal, se for pelo usuario adm é outra aplicação.

O que devo fazer para solucionar esse caso? No painel de controle só mostra um instalado

Os APs UniFi só podem ser vinculados com uma única controladora, então você terá que remover uma delas e manter uma única instância controladora. Feito isso, os APs que estavam vinculados com a controladora removida terão que ser resetado e readotados na "nova" controladora, assim serão provisionados com as configurações.
  • Como dou andamento para remover a instância incorreta da controladora?
    Basta fazer o procedimento de remoção típico do SO utilizado. Os dados no diretório base não serão apagados, logo você ainda terá uma pasta UniFi em cada diretório dos usuários e posteriormente você pode remover aquele conteúdo indesejado. Fazer um backup regularmente é prudente. 

UniFi Controller: Como Fazer o Backup e Restauração das Configurações?

Observação: Se administrar o UniFi em um servidor está sendo um problema para você, existe a opção do Cloud-Key que é um hardware pré-instalado com UniFi.

• Eu formatei meu pc, instalei o  UniFi Network Controller 5.10.24 for Windows, porem não consigo ter acesso aos Ap's, ele lista mais não permite eu fazer nada, tenho que dar um reset os ap's e configurar tudo de novo?
    Justamente porque seus APs já foram adotados por outra controladora antes dessa atual, veja o status "Managed by Other". Se você manteve o mesmo IP na máquina formatada, basta restaurar o último backup da antiga controladora para controlar os APs. Caso você não tenha um backup, será necessário resetar os APs e adotá-los novamente na nova controladora para criar um novo vínculo com os APs.

UniFi Controller: Como Fazer o Backup e Restauração das Configurações?
    jordan_arruda
  • Entendi, manteve o mesmo IP, porem não tenho o backup... OK, vou ter que resetar mesmo. Obrigado parceiro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.