Bem-vindo à Comunidade UBNT

VLans EDGEMAX - Switch Unifi

netobnetob 0 Pontos
É possível utilizar o EDGEMAX como Switch principal, crias as VLANS nele e utilizar elas no Switch Unifi? é possível configurar a largura da banda na VLAN?

Estou reestruturando a rede da empresa e teremos cameras IP, VOIP(futuro) e Os desktops

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 824 Pontos
  • netobnetob 0 Pontos
    Samuel, Obrigado pelo retorno, os videos são bem explicativos, eu entendo o básico, uma duvida que fiquei, o EDGEMAX ele é layer 3? pensei em utilizar ele como Switch principal e nas pontas o unifi, mas pelos videos eu poderia utilizar tudo Unifi.

Como eu consigo configurar qual a largura da banda naquela VLAN, a rede GIGABIT, por exemplo, quero que a camera consuma até 100m, a rede dos desktops 900.

Aproveito para comentar, quem esta me ajudando é o Fernando Vieira, de Tietê, foi aluno seu na UNIMEP.

Ab´s
    Os switches EsdeSwitch suportam roteamento estático inter-VLAN (L3), mas os switches UniFi são apenas L2. Nesse caso, se você optar por uma solução UniFi, além dos switches também vai precisar de um roteador (L3). Em relação ao controle de banda, é mais adequado aplicá-lo no seu roteador, seja para toda uma sub-rede e/ou por host.

• netobnetob 0 Pontos
    Se eu utilizar todos os switchs o modelo Unifi, preciso do roteador, pode ser o EdgeRouter, que postou o vídeo? E caso eu opte por utiliza o Switch EdgeMAX como principal, para configurar a largura da banda das Vlans, vou precisar do roteador?
    Sim, precisa do roteador até porque você terá que compartilhar a conexão de Internet (SNAT) e switch não faz isso. Além disso, para aplicar controle de banda no roteador você deve utilizar o EdgeRouter, já que o USG (roteador UniFi) não suporta esse recurso. 

http://bit.ly/USGxER

Repare ainda que controle de velocidade da porta do switch e controle de banda via roteador são coisas diferentes. O controle de banda no roteador é utilizado para limitar o tráfego de um host ou sub-rede/VLAN em relação à banda disponível para acesso à Internet.
  • netobnetob 0 Pontos
    Eu quero dividir a minha rede para que seja balanceada o trafego, imaginei em criar 5 vlans, cameras, voip, dados, coletores e guest

rede gigabit distribuída
    câmeras 400mb
    voip 200mb
    dados 200mb
    coletores 100mb
    guest 100mb

a internet eu ficara liberada a velocidade total
  • R4V3RR4V3R 8420 Pontos
    netob disse:
    Eu quero dividir a minha rede para que seja balanceada o trafego, imaginei em criar 5 vlans, cameras, voip, dados, coletores e guest

rede gigabit distribuída
    câmeras 400mb
    voip 200mb
    dados 200mb
    coletores 100mb
    guest 100mb

Esse tipo de segmentação faz pouco sentido, não tem qualquer vantagem prática, e não é recomendada/necessária. ;)
  • netobnetob 0 Pontos
    R4V3R disse:
    netob disse:

rede gigabit distribuída
    câmeras 400mb
    voip 200mb
    dados 200mb
    coletores 100mb
    guest 100mb

Esse tipo de segmentação faz pouco sentido, não tem qualquer vantagem prática, e não é recomendada/necessária. ;)
    Esse tipo de segmentação, pode ser feita para balancear o trafego de rede para que o switch, não priorize um trafego em detrimento de outro.

@Samuel
    Vou prosseguir com o EDGEMAX como principal e os UNIFI nas pontas, verifiquei o manual do EDGEMAX e vi a opção QOS > ACL > VLAN e configurar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.