Bem-vindo à Comunidade UBNT

Controle de Banda por SSID no Unifi Controller

Prezados,

    Gostaria de saber como funciona o controle de banda do Unifi Controller por SSID, quando informo um valor download e upload esse valor vai ser definido por cliente, por ap unifi ou para todos os equipamentos que o ssid esteja atrelado ?

Grato



Cludio Bruno

Comentários

• Ol Claudio,

O controle de banda  configurado para cada SSID. Da os clientes que conectam j esto com um controle de banda. Mas com a funo override (AP > Configuration > WLAN), se pode mudar o SSID para no haver controler de banda.

Att.,
    Jamie

felipediniz
  • cavansocavanso 11 Pontos

Ol Jamie,

 Da forma que voc respondeu entendi da seguinte forma, cenrio de exemplo tenho uma SSID livre_acesso onde nela tenho 2 equipamentos UNIFI onde esto distribuidos 30 clientes ativos simultaneos, fao a definio onde a SSID livre_acesso tem 1024 Kbps de Down e 512Kbps de Upload, desta forma o que da entender que os 30 clientes da SSID em questo vo competir por este 1024kbps de download e 512kbps de upload correto ?

Grato

Cludio Bruno

• Ol Claudio,

Cada usurio que se conecta  rede livre_acesso ter sua prpria regra de banda, ou seja, 1024Kbps  concedido a cada cliente de download.

Abrao,
    Jamie

• bom dia 

tambem tenho que fazer este controle, então cada usuario que se conectar tera 1024 kps por 512bps ou como nosso amigo falou irão ter somente 1 mega para todos os usuarios, na relaidade precisava ter somente 1 mega para todos 
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @Isaiasber, não há controle de banda global por SSID, apenas por usuário, OK?
    Se você precisa de controle por SSID, recomendo utilizar VLANs para cada SSID e fazer o controle em seu roteador.
    tuleski
  • beleza obrigado fera 
  • Quem pode me ajudar, tenho dois SSID no mesmo UniFi, um da empresa e outro para o cliente. Mas quero fazer diminuir a quantidade de mega tanto de Download quanto para Upload no SSID de cliente. Por onde posso começar?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    @felipediniz, basta configurar um user group em settings/user groups com a velocidade que você quer, e depois atrelar o SSID específico àquele user group na configuração do SSID. São apenas dois passos, bem simples de se fazer, OK?
  • R4V3R disse:

@felipediniz, basta configurar um user group em settings/user groups com a velocidade que você quer, e depois atrelar o SSID específico àquele user group na configuração do SSID. São apenas dois passos, bem simples de se fazer, OK?

Como eu sei que ele pegou a configuração?
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos

R4V3R disse:

Como eu sei que ele pegou a configuração?
    Atrelando um user-group à um SSID, depois se conectando à ele e testando a limitação de velocidade.
    Sinceramente desde que esse recurso foi introduzido há 5 anos ou mais jamais houve problemas neste sentido, mas você pode conduzir os testes que achar necessário.
  • iratiirati 0 Pontos
    Uso um mikrotik 760 para controlar a banda em um dos setores da empresa com 2 unifi e 2 tplink c50
    Mas o problema é que vou precisar usar esse mikrotik em outra rede, aí pensei..  como os unifi tem controle de banda por usuario irá me atender.. deixo cada usuário com 5mega e pronto
    MInha dúvida é:  Alguém aí já teve a experiência e usa com eficiência esse contrrole de banda no unifi PRO?  Não sobrecarrega o equipamento?
    Digo isso, pois nos tp link, d link etc.. se ativar o controle de banda. sobrecarrega o hardware do equipamento com mais de 15 usuários, e ao invés de ser um fator positivo controlar a banda, se transforma em um problema..
  • UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    Ao contrário, o controle de banda dos APs UniFi é menos oneroso em termos de processamento porque é distribuído entre os múltiplos APs, enquanto que esse mesmo controle feito no roteador implica em delegar toda a carga de processamento de todos os clientes em um único equipamento na borda. 

Como Limitar a Banda dos Dispositivos Conectados na Rede WiFi e Preservar o Link de Internet?
  • iratiirati 0 Pontos
    editado junho 11
    Mas é justamente aí que eu pensei no problema. Se não tivermos multiplos aps para distribuir a carga,  pensemos em apenas 1 UNifi PRO ele tem capacidade sozinho de gerenciar um controle de banda a nível usuario para 50 conexoēs com eficiencia? . Ou uma controladora que se dedica a isso sempre vai se sair melhor. Pois como já mensionei acima, antes de ter controladora tive má experiencia com controle de banda direto no aparelho com dlink e tplink, e  não recomendo, só consegui ter uma boa experiencia em controle de banda com  zinwell g120 e g220 que tinha bastante ram acho que 64Mb, mas isso antes de tornar N, era só no B e G e A não tinha tanto fluxo de rede para o ap controlar.
  • UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    Sim, com tranquilidade! Não faz o menor sentido comparar os equipamentos residenciais que você menciona com os APs UniFi que são uma solução enterprise de nível corporativo. São perfis de equipamentos totalmente diferentes, até porque atualmente os APs UniFi concorrem diretamente com os maiores players do mercado de Wi-Fi corporativo. 
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    editado junho 12
    irati disse:
    Mas é justamente aí que eu pensei no problema. Se não tivermos multiplos aps para distribuir a carga,  pensemos em apenas 1 UNifi PRO ele tem capacidade sozinho de gerenciar um controle de banda a nível usuario para 50 conexoēs com eficiencia? . Ou uma controladora que se dedica a isso sempre vai se sair melhor. Pois como já mensionei acima, antes de ter controladora tive má experiencia com controle de banda direto no aparelho com dlink e tplink, e  não recomendo, só consegui ter uma boa experiencia em controle de banda com  zinwell g120 e g220 que tinha bastante ram acho que 64Mb, mas isso antes de tornar N, era só no B e G e A não tinha tanto fluxo de rede para o ap controlar.
    Por favor, não compare os equipamentos UniFi com equipamentos tp-link e d-link de uso caseiros...
    Controle de banda nos APs UniFi funciona perfeitamente, e tem pouco impacto no consumo de CPU dos equipamentos. Um UAP-AC-PRO pode tranquilamente limitar a banda para 100 dispositivos simultaneamente.
    Salvo casos extremos, como por exemplo pontos de acesso de primeira geração com um único rádio, próximo de seu limite recomendado(até 50 dispositivo), e com alto consumo de banda, na casa de 50Mbps, você não terá problemas com controle de banda diretamente nos pontos de acesso nessa plataforma. ;)
  • iratiirati 0 Pontos
    editado junho 15
    Sim compreendo .Apenas comparei com os dlink e tplink por aí afora no que diz ao controle de banda, sempre pensando na proporção e perfil de usuários e respeitando a finalidade de uso. Home x Corporativo
     Unifi 50 usuários com controle x tplink 15 usuários com controle ativado x dlink com 10 usuários e controle ativado . E nestes 2 últimos  sendo 15 ou 10  dispositivos já congestionava  o ap. Por isso estava com receio em entrar nesta possível furada de controlar o unifi via aparelho e não por controladora dedicada a esse fim como costumava fazer.
    Já coloquei em teste o recurso em um aparelho Unifi AC LR, mas não pude confirmar a eficiência, pois ainda não tive pico com mais de 30 usuários passando pelo AC LR. Se der certo no LR, aí  é habilitar no PRO já com a certeza que o AC PRO não terá nenhuma dificuldade em controlar.
    abraço
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    Processador e memória de um UAP-AC-LR e um UAP-AC-PRO são idênticos. ;)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.