Bem-vindo à Comunidade UBNT

Consigo utilizar os Access Points Lite ou LR em cluster sem necessidade de controlador ?

Primeiramente, sou leigo no assunto, e estou estudando-o para compreender melhor.

Estou montando uma rede domestica utilizando cabo CAT6 com portas 10/100/1000 rodando uma internet de 120mb/s. O ambiente é "retangular" composto por 300m² (31mx10m), com espelhos de 3mx4m nos quartos sobre as paredes centrais, além de muita interferência(apto em area central, muitos vizinhos c/ outros SSID). Serão cabeados 4 pontos estratégicos e utilizados 02 ou 03 AP. Fui orientado a utilizar os APs em cluster com gerenciamento único, e os demais escravos. A rede não utilizará uma maquina ligada rodando o software controlador o tempo todo. Procurei nos manuais e pagina da Unifi e não encontrei a informação que os APs funcionem em cluster sem utilizar um software controlador.

Minha duvida é se eles funcionarão em cluster mesmo sem o software controlador ativo, se o próprio AP é capaz de gerenciar os outros 02APs escravos. Preciso tirar essa duvida para comprar os AP's UAC Lite ou LR.

Obrigado, espero que eu tenha sido claro

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 902 Pontos
    Não é assim que funciona a solução UniFi. Nela não existe o conceito de AP mestre de um cluster que controla os demais APs. Toda a gerência dos APs UniFi é feita através do software UniFi que é gratuito. O software não precisa estar em execução para operação dos APs depois de configurados, embora seja recomendado para você ser capaz de monitorar o ambiente e conseguir alterar configurações a qualquer momento. O vídeo que vou embutir no próximo comentário explica a configuração básica inicial.
    Lucas00

Lucas00
  • Lucas00Lucas00 0 Pontos

No caso, eu colocaria o software no meu desktop ou laptop ( ficam ligados apenas umas 4h/dia), configuraria a rede, e depois ela funcionará normalmente com o equipamento desligado. O controlador cloud-key não será necessário então, os 03 AP's funcionarão normalmente após configurado com software. No caso de interposição de sinal entre os AP's, eles mesmo farão gestão de qual se conectar ao meu aparelho(smartphone, notebook...)? Não ficarei com sensação de lentidão por mudança de AP's nestas áreas de interposição de sinal ?
    Depois de configurados os APs, não há necessidade de manter a controladora online ou mesmo de ter o Cloud-Key, embora o CK seja uma opção interessante. A única exceção seria no caso de uso do Guest Portal em que o UniFi é o servidor de autenticação. Em relação ao roaming entre APs, depende do correto dimensionamento do seu ambiente, conforme explicado nos artigos abaixo:

http://bit.ly/WiFi-Projeto
    http://bit.ly/WiFi-Survey
    Lucas00
    Muito interessante estes links, muito obrigado pela ajuda. Parabéns pelo conteúdo do fórum e destes links educativos pois está muito bom, continuem assim !

Eu gostaria de saber se tenho como rodar esse survey sem ter o AP para desenhar a planta, para simular minha rede wifi, e decidir qual opção de AP comprar( LITE ou LR )? 
    Lucas00 disse:
    Muito interessante estes links, muito obrigado pela ajuda. Parabéns pelo conteúdo do fórum e destes links educativos pois está muito bom, continuem assim !

Eu gostaria de saber se tenho como rodar esse survey sem ter o AP para desenhar a planta, para simular minha rede wifi, e decidir qual opção de AP comprar( LITE ou LR )? 
    Pergunto pois tentei fazer o upload da foto da planta pela versão DEMO( disponível em: https://unifi.ubnt.com/#/controllers/1/50 ) mas não obtive êxito.
    editado junho 17
    Sim, você pode simular na ferramenta de mapas do UniFi utilizando APs Virtuais, ou seja, sem necessidade de ter os APs adotados na sua controladora. No próximo comentário vou embutir um vídeo em que explico esse procedimento. O demo.ui.com é apenas uma demonstração para você visualizar o software, não para alterar as configurações. Para fazer a simulação sem ter os APs você tem que instalar o software (gratuito) em alguma máquina. 

Lucas00
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.