Bem-vindo à Comunidade UBNT

Consigo utilizar os Access Points Lite ou LR em cluster sem necessidade de controlador ?

Primeiramente, sou leigo no assunto, e estou estudando-o para compreender melhor.

Estou montando uma rede domestica utilizando cabo CAT6 com portas 10/100/1000 rodando uma internet de 120mb/s. O ambiente é "retangular" composto por 300m² (31mx10m), com espelhos de 3mx4m nos quartos sobre as paredes centrais, além de muita interferência(apto em area central, muitos vizinhos c/ outros SSID). Serão cabeados 4 pontos estratégicos e utilizados 02 ou 03 AP. Fui orientado a utilizar os APs em cluster com gerenciamento único, e os demais escravos. A rede não utilizará uma maquina ligada rodando o software controlador o tempo todo. Procurei nos manuais e pagina da Unifi e não encontrei a informação que os APs funcionem em cluster sem utilizar um software controlador.

Minha duvida é se eles funcionarão em cluster mesmo sem o software controlador ativo, se o próprio AP é capaz de gerenciar os outros 02APs escravos. Preciso tirar essa duvida para comprar os AP's UAC Lite ou LR.

Obrigado, espero que eu tenha sido claro

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 902 Pontos
    Não é assim que funciona a solução UniFi. Nela não existe o conceito de AP mestre de um cluster que controla os demais APs. Toda a gerência dos APs UniFi é feita através do software UniFi que é gratuito. O software não precisa estar em execução para operação dos APs depois de configurados, embora seja recomendado para você ser capaz de monitorar o ambiente e conseguir alterar configurações a qualquer momento. O vídeo que vou embutir no próximo comentário explica a configuração básica inicial.
    Lucas00

Lucas00
  • Lucas00Lucas00 0 Pontos