Bem-vindo à Comunidade UBNT

Enlace Mal Sucedido

Senhores Boa Tarde

Eu tenho o seguinte cenário : uma torre , uma nanostation m5 à 20m de altura , apontando para um poste com outra Nanostation M5 como estação , um tough switch e uma loco m2 apontando para uma área que eu preciso cobrir de 60m de raio aproximadamente com wifi . Outdoor , ambiente severo (aterro sanitario) . Houve um problema e inutilizou a loco m2 . Minha pergunta seria : 
- A loco m2 seria o produto ideal ? 
- O switch Tough seria o produto ideal ?
- Como posso garantir estabilidade do sinal ?
- É possível incluir 2 câmeras ?
- Existe alguma alternativa Unifi ?

Comentários

• UI-JallesUI-Jalles 121 Pontos
    Olá @MarcioPAlves, tudo bem? 

A NanoStation M2 é um equipamento que pertence ao segmento Broadband da Ubiquiti, logo não recomendo utilizá-la dessa forma. O ideal no seu caso seria optar por produtos da linha UniFi, podendo utilizar o access point UAP-AC-M + antena direcional UMA-D

Você pode manter o ToughSwitch (atualmente conhecido como EdgeSwitch XP) pois o UAP-AC-M é compatível com os padrões PoE Passivo (24v) e ativo (48v).  

Visando maior estabilidade e garantia de banda do enlace, pensando dessa forma em atender com qualidade serviços como CFTV IP,  recomendo o amigo substituir as NanoStation M5 por LiteBeam AC Gen2. 

Um forte abraço. 

• Olá Jalles , muito obrigado pelo seu pronto retorno . No caso , substituiria Nanostation M5 por LiteBeam AC Gen2 , Nanostation Loco M2 por  UAP-AC-M + UMA-D , eu conseguiria no mesmo switch colocar câmeras UVC ? 
    Só mais duas outras perguntas : um UAP-AC-M resolveria ? No como eu disse , o ambiente não ha barreiras é um campo aberto e com essa distancia de 60m de raio . Uma coisa que eu esqueci de mencionar , é que na área , ficam colaboradores acessando nosso ERP para bater fotos com celulares .
    Olá Jalles , muito obrigado pelo seu pronto retorno . No caso , substituiria Nanostation M5 por LiteBeam AC Gen2 , Nanostation Loco M2 por  UAP-AC-M + UMA-D , eu conseguiria no mesmo switch colocar câmeras UVC ? 
    Só mais duas outras perguntas : um UAP-AC-M resolveria ? No como eu disse , o ambiente não ha barreiras é um campo aberto e com essa distancia de 60m de raio . Uma coisa que eu esqueci de mencionar , é que na área , ficam colaboradores acessando nosso ERP para bater fotos com celulares .
    Sim, você pode utilizar um único switch para alimentar todos os dispositivos da rede. 

A antena UMA-D tem um ângulo de abertura de 90 graus em 2.4GHz e 45 graus em 5GHz. Use esses valores para estimar quantas serão necessárias para cobrir o ambiente. Vale ressaltar que a recomendação é de no máximo 60 dispositivos conectados por UAP-AC-M. 

• Entendi perfeitamente . Muito Obrigado mesmo Jalles .
  • Jalles , uma outra dúvida . Com a antena UMA-D  eu consigo estender o sinal do UAP até que distancia ? Eu precisava alcançar o sinal até 250m
    Jalles , uma outra dúvida . Com a antena UMA-D  eu consigo estender o sinal do UAP até que distancia ? Eu precisava alcançar o sinal até 250m
    O dimensionamento da cobertura Wi-Fi deve ser baseado de acordo com as características de hardware dos clientes conectados. Vale lembrar que a maioria dos smartphones possuem uma Ptx máxima 12dBm e antenas que não ultrapassam 2dBi de ganho. 
  • Entendi , os celulares que irao conectar são todos a/b/g/n/

• Jalles  , uma dúvida , estou com dificuldade para encontrar a antena UMA , eu poderia substitui-la por alguma outra ?
  • Senhores Boa Tarde

Eu tenho o seguinte cenário : uma torre , uma nanostation m5 à 20m de altura , apontando para um poste com outra Nanostation M5 como estação , um tough switch e uma loco m2 apontando para uma área que eu preciso cobrir de 60m de raio aproximadamente com wifi . Outdoor , ambiente severo (aterro sanitario) . Houve um problema e inutilizou a loco m2 . Minha pergunta seria : 
    - A loco m2 seria o produto ideal ? 
    - O switch Tough seria o produto ideal ?
    - Como posso garantir estabilidade do sinal ?
    - É possível incluir 2 câmeras ?
    - Existe alguma alternativa Unifi ?
    Boa noite MarcioPAlves
    Primeiro vamos por partes... vc cita dois tipos de equipamentos....Nano M5 X Nano m5 nessa distancia , corretamente configurado, potencia baixa, canal limpo vc deve ter uma performance altissima. menos que isso , tem que revisar as configuracoes e alinhamento.

No nano M2 , não recomendo usar ele como AP. conforme ja foi falado, existem outros equipamentos melhores para uso como AP.
    estabilidade de sinal se garante com potencia baixa e canal limpo (pode ser em 20mhz ou 40mhz). tudo depende do que voce vai usar no enlace. se são cameras HD , o enlace precisa ser bem robusto. se são cameras sd o enlace pode ser feito até mesmo com 10mhz de canalização. tudo depende de quanta banda cada camera consome.

Já montei um sistema bem semelhante a esse e usei 20mhz de canalização, 17dbm, canal 5800 e ficou perfeito, porem o local NÃO tinha interferencia nenhuma em 5800mhz.

Quanto ao UNIFI, sim, ele é o equipamento indicado para cobrir essa área que necessitas.preferencialmente deve ficar a uma altura de 6m ou mais do solo e virado para a área que desejas atingir.

Existe ainda antenas PAINEL SETORIAL que podem ser ligadas a outros radios com maior capacidade, e voce atingirá uma área muito maior do que desejas, tudo depende de como as antenas estarão instaladas. O dimensionamento da cobertura Wi-Fi deve ser baseado de acordo com as características de hardware dos clientes conectados, isso é importantissimo.

Precisando de ajuda, estamos aqui para ajuda-lo.

Abraço.

• Olá Leandro , muito obrigado pela sua resposta .

Talvez eu nao tenha sido claro : eu preciso fazer um enlace do escritorio ate um poste . Ate ai tudo bem . Ai nesse poste , eu preciso colocar alguma antena , que possa enviar sinal para acessar um sistema via celular a cerca de 220 metros de distancia .
    E no poste tambem cameras . A minha dificuldade esta em esses celulares conseguire, acessar . Todos os aparelhos sao muito bons . Tudo estava com nanostation M5 fazendo o enlace e a M2 como access point . Simplesmente parou de funcionar .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.