Bem-vindo à Comunidade UBNT

UniFi AP-AC-Pro não funciona com TP-LINK USB

Olá pessoal
Estou com um problema que não consigo encontrar a solução.

Foram adquiridos alguns adaptadores WiFi da TP-Link modelo TL-WN823N. Estou tentando usá-los para conectar nos meus  UniFi AP-AC-Pro.
Configurei um AP para teste com autenticação WPA2+PSK e um outro com autenticação via Radius no Windows (WPA2 Enterprise).
O de testes (WPA2+PSK) está com o firmware 4.0.42.10433 e o outro com autenticação Radius o firmware é 4.0.21.9965.

Utilizando estes adaptadores, não consigo conectar-me aos APs por nada. Sempre dá erro.

Se tento conectar aos APs através de um notebook, celular, outro adaptador usb de wifi da intelbras, funciona sem problemas. Sem erros.
Só dá problema com estes da TP-LINK. Já atualizei driver e tudo o mais, porém não funciona.

Mas se eu uso os TP-LINK com um AP da D-Link ou da TP-Link mesmo, funciona sem problemas. Até com um rádio da AP Router consigo conexão. Só não vai com os UniFI.

Fiz o monitoramento via SSH destes APs e vejo que o computador com o USB da TP-LINK se associa ao AP mas depois dá um erro. E fica tentando se associar até parar.

Abaixo estão os logs dos APs, tanto para o WPA2+PSK quanto para o WPA2 Enterprise (radius).

Será que os firmware dos UniFi são incompatíveis com este adaptador USB da TP-LINK?

Teria algo que eu poderia tentar nos UniFi para ver se a conexão funciona?

Com RADIUS

Fri Jul  5 16:24:31 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA 50:3e:aa:e7:29:2a IEEE 802.11: associated
Fri Jul  5 16:24:41 2019 user.info : wevent.ubnt_handle_custom_alert_sta_assoc(): EVT_AP_STA_ASSOC_TRACKER_DBG: event_id: 1 event_type: failure vap: ath0 sta_mac: 50:3e:aa:e7:29:2a auth_ts: 3836.23487 auth_delta: 0 assoc_delta: 10000 wpa_auth_delta: -1 radius_auth_delta: -1 radius_auth_status: N/A ip_delta: -1 disassoc_count: 0 ip_assign_type: N/A auth_failures: 0 assoc_failures: 0 wpa_auth_failures: 1 ip_failures: 0 acl_status: allowed arp_status: N/A dns_status: N/A

Fri Jul  5 16:24:44 2019 user.info : wevent.ubnt_custom_event(): EVENT_STA_LEAVE ath0: 50:3e:aa:e7:29:2a / 1

Fri Jul  5 16:24:44 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA 50:3e:aa:e7:29:2a IEEE 802.11: sta_stats
Fri Jul  5 16:24:44 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA 50:3e:aa:e7:29:2a IEEE 802.11: disassociated

Com WPA2+PSK

Fri Jul  5 11:55:28 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA fc:ec:da:fa:23:5f DRIVER: Sead AUTH addr=50:3e:aa:e7:29:2a status_code=0
Fri Jul  5 11:55:28 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA 50:3e:aa:e7:29:2a IEEE 802.11: associated
Fri Jul  5 11:55:32 2019 user.info : wevent[6985]: wevent.ubnt_handle_custom_alert_sta_assoc(): EVT_AP_STA_ASSOC_TRACKER_DBG: event_id: 7 vap: ath0 sta_mac: 50:3e:aa:e7:29:2a auth_ts: 331178.463016 auth_delta: -1 assoc_delta: -1 wpa_auth_delta: -1 radius_auth_delta: -1 radius_auth_status: N/A ip_delta: -1 ip_assign_type: N/A disassoc_count: 0 auth_failures: 2 assoc_failures: 0 wpa_auth_failures: 0 ip_failures: 0 assoc_status: 0 arp_status: N/A dns_status: N/A event_type: failure
Fri Jul  5 11:55:34 2019 daemon.info hostapd: ath0: STA fc:ec:da:fa:23:5f DRIVER: Sead AUTH addr=50:3e:aa:e7:29:2a status_code=0

Obrigado.

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    O recurso "Auto-Optimize Network" está habilitado nas configurações gerais do site? Caso esteja, a recomendação é desabilitar porque ainda é um recurso Beta. Além disso, Wi-Fi e configurações automáticas são coisas que não combinam...
  • ti-cscjfti-cscjf 0 Pontos
    O recurso "Auto-Optimize Network" está habilitado nas configurações gerais do site? Caso esteja, a recomendação é desabilitar porque ainda é um recurso Beta. Além disso, Wi-Fi e configurações automáticas são coisas que não combinam...
    Estava habilitada. Já desabilitei e tentei novamente mas não conectar. Também deixei os canais fixos nos APs. Estavam automáticos. Teria algum outro local que eu deva olhar?

Obrigado.
  • UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    Você está ciente de que esse adaptador opera apenas em 2.4 GHz, certo? Dito isso, já fez uma varredura no espectro para ter certeza de que o problema não é simplesmente interferência nessa banda?

http://bit.ly/WiFi-Survey
    Samuel, grato pelo retorno. Verifiquei aqui e não parece ser questão de interferência. Tanto que outros equipamentos em 2.4GHz também se conectam ao AP. Um outro USB da Intelbras de 150Mbps e 2.4GHz conecta ao UniFi sem problemas.
    Fiz mais alguns testes aqui e o TP-Link se conectou um uma rede open e em uma outra rede com WPA2 que criei para testes. Ambas no UniFI.
    Parece que tem a ver a questão da autenticação que o TP-Link tenta fazer no UniFi. Pois quando a rede é open ou autenticação com WPA2, não dá problemas. A rede que estou tentando me autenticar é WPA2-Enterprise e o servidor é um RADIUS no Windows Server.
    Este tipo de autenticação funciona com outros dispositivos WiFi. Só não está dando certo com este adaptador da TP-Link. Achei que o UniFi não está interpretando as informações que o adaptador envia para autenticação.
    Consegui resolver aqui. Desabilitei algumas coisas e deu certo. Desmarquei "Enable connectivity monitor and wireless uplink", aquela opção que vc falou e tb deixei o AP apenas no 2,4GHz, com canal fixo.
    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.