Bem-vindo à Comunidade UBNT

WIFI EXPERIENCE

Boa noite!
Estou com dúvida em relação a experiência do wifi que as vezes fica zerada em um ou outro device. Fica com DHCP time-out.
Minha controladora está em nuvem, GoogleCloud, se isso influencia em algo também...

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    O fato da controladora estar em nuvem não gera nenhum impacto negativo na sua rede. Quando o parâmetro "Wi-Fi Experience" de algum cliente está baixo, ao clicar no cliente existe uma breve explicação da possível causa do problema e da solução recomendada, como você vê na tela que compartilhou. Nesse caso a sugestão é de que houve timeout da comunicação do servidor DHCP com esse cliente, o que pode ser algum problema de configuração no serviço propriamente dito ou mesmo algo físico na infraestrutura, por exemplo retransmissões ou interferência no Wi-Fi que causaram o timeout.
    mauriciorx8
  • O fato da controladora estar em nuvem não gera nenhum impacto negativo na sua rede. Quando o parâmetro "Wi-Fi Experience" de algum cliente está baixo, ao clicar no cliente existe uma breve explicação da possível causa do problema e da solução recomendada, como você vê na tela que compartilhou. Nesse caso a sugestão é de que houve timeout da comunicação do servidor DHCP com esse cliente, o que pode ser algum problema de configuração no serviço propriamente dito ou mesmo algo físico na infraestrutura, por exemplo retransmissões ou interferência no Wi-Fi que causaram o timeout.

Valeu Samuel, vou rever minha config no roteador, qualquer coisa volto a comentar no tópico. ::emoji1:
  • robsonsbrobsonsb 30 Pontos
    Boa noite pessoal, 

no meu caso, o que tenho que fazer ?

WiFi Experience
    24%
    Cause: High TCP Latency
    Recommendation: Please ensure that you are using a router that has traffic shaping enabled, such as Smart Queues on a UniFi Security Gateway (USG)

robsonsb disse:
    Boa noite pessoal, 

no meu caso, o que tenho que fazer ?

WiFi Experience
    24%
    Cause: High TCP Latency
    Recommendation: Please ensure that you are using a router that has traffic shaping enabled, such as Smart Queues on a UniFi Security Gateway (USG)

Não possuo traffic shaping ativo. 
    fiquei na dúvida agora. 
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    A controladora está justamente sugerindo isso, o uso de um roteador que tenha um controle melhor do tráfego WAN, como um USG, por exemplo.
    Você está de fato tendo algum problema de conectividade com este dispositivo, ou está se preocupando apenas com o que está sendo listado no campo "Wi-Fi Experience"?
    Boa tarde, 

R4V3R, 

Sim, em alguns casos realmente a latência desse dispositivo que consta 0% fica alta mesmo.
    porém uso a limitação de banda por SSID; 

principalmente quando o Unifi fica com a mensagem (High, likely a problem) 61% Utilized

Outro caso também:

WiFi Experience 0%
    Cause High WiFi latency
    Recommendation:  Please consider moving to another channel

na verdade pra voce entender, 

tenho aqui na empresa 3 AP-LR, 1 no canal 1, outro no 6 e outro no 11. uso eles a uns 5 anos. 

a uns 4 a 5 dias estou enfrentando essas mensagens e problema de latência nos clientes que se conectam nesses AP's, porém não é constante, oras o problema se agrava oras normaliza, fica oscilando. 
    OBS.: a rede via cabo está normal.

o ping via rede cabo para os unifi's está em 1ms.

já nos clientes chega a bater em 1000ms a conexão com algumas perdas.  
  • R4V3RR4V3R 8455 Pontos
    OK, então parece ter algo de errado do ponto de vista de radiofrequência, você provavelmente tem interferência alta nesse local.
    Já vi também casos em que esse tipo de problemas é causado por um equipamento ruim, de baixa qualidade conectado à sua rede ou próximo à ela, então você realmente precisa dar uma verificada usando um analisador de espectro, como um rádio airMAX, por exemplo...
    R4V3R disse:
    OK, então parece ter algo de errado do ponto de vista de radiofrequência, você provavelmente tem interferência alta nesse local.
    Já vi também casos em que esse tipo de problemas é causado por um equipamento ruim, de baixa qualidade conectado à sua rede ou próximo à ela, então você realmente precisa dar uma verificada usando um analisador de espectro, como um rádio airMAX, por exemplo...
    Obrigado R4V3R, 
    vou fazer mais alguns testes; 
    qualquer coisa informo em outro tópico pra ficar mais específico.. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.