Bem-vindo à Comunidade UBNT

Limite de conexões UniFi + Modem operadora

Olá,

Estou querendo implantar um aparelho UniFi na rede do escritório onde trabalho, entretanto possuo algumas dúvidas (minha área não é redes).

1. A operadora da minha internet é a Copel, e eu sei que o modem/roteador deles tem uma limitação de até 20 conexões. Por acaso mesmo instalando o UniFI, a limitação de conexões iria ficar no 20?
  2. Minha decisão pela troca do equipamento é justamento pelo equipamento da Copel ser péssimo quanto ao Wi-Fi (o suporte deles mesmo recomenda adquirir um roteador de terceiros para garantir qualidade de redes wi-fi). Para melhorar a qualidade da rede sem fio, apenas a conexão do UniFi diretamente ao modem da Copel já resolveria ou preciso de algum outro equipamento para intermediar esse conexão?
  3. E por fim, a Copel trabalha com IPv6, o UniFi possui suporte para esse protocolo?

Agradeço à atenção.

Att,

Vinicius Gabriel

Comentários

• UI-SamuelUI-Samuel 895 Pontos
    1) Se essa limitação estiver travada na borda, então sim, ela deve ser mantida... Por outro lado, essa limitação não tem "autoridade" sobre os APs UniFi em Layer-2, então esse limite não existirá na WLAN no contexto local;

2) Os UAPs são equipamentos que operam em Layer-2, logo não fazem as funções de roteamento e NAT de um roteador. Nesse caso, você deve utilizar UAP para prover as células sem fio. Na borda, você pode até manter o roteador já instalado no local ou optar por um USG (UniFi Security Gateway) para ter gerência integrada no UniFi Controller, ou mesmo um EdgeRouter para ter gerência standalone (via IP). São várias as opções...

3) Sim. Uma observação nesse quesito é que esse detalhe não faz muita diferença em termos de AP, já que IP é um recurso de Layer-3 que é transportado de forma transparente por Switches e APs em Layer-2. Esse detalhe faz sim diferença no contexto do roteador de borda...
    ViniciusG
  • 1) Se essa limitação estiver travada na borda, então sim, ela deve ser mantida... Por outro lado, essa limitação não tem "autoridade" sobre os APs UniFi em Layer-2, então esse limite não existirá na WLAN no contexto local;

2) Os UAPs são equipamentos que operam em Layer-2, logo não fazem as funções de roteamento e NAT de um roteador. Nesse caso, você deve utilizar UAP para prover as células sem fio. Na borda, você pode até manter o roteador já instalado no local ou optar por um USG (UniFi Security Gateway) para ter gerência integrada no UniFi Controller, ou mesmo um EdgeRouter para ter gerência standalone (via IP). São várias as opções...

3) Sim. Uma observação nesse quesito é que esse detalhe não faz muita diferença em termos de AP, já que IP é um recurso de Layer-3 que é transportado de forma transparente por Switches e APs em Layer-2. Esse detalhe faz sim diferença no contexto do roteador de borda...
    Obrigado pelas respostas, já ajudou bastante.

Apenas de uma maneira mais objetivo, então levando em consideração esse contexto, eu posso comprar um Unifi para gerenciar o Wi-fi, manter o roteador da própria Copel. E localmente não haverá limite de conexões isso?

Nesse caso também é recomendado que eu desligue o wi-fi do roteador da Copel para evitar interferências né?
    Com certeza você deve desligar o WiFi do seu modem/roteador (combo) da Copel, assim essa função fica exclusiva do(s) UniFi. Em relação ao limite de conexões, você terá que fazer o teste in-loco... Como disse antes, não haverá esse limite nos APs UniFi, mas não sei como sua borda está configurada em relação à saída de novas conexões. 
    ViniciusG
  • Com certeza você deve desligar o WiFi do seu modem/roteador (combo) da Copel, assim essa função fica exclusiva do(s) UniFi. Em relação ao limite de conexões, você terá que fazer o teste in-loco... Como disse antes, não haverá esse limite nos APs UniFi, mas não sei como sua borda está configurada em relação à saída de novas conexões. 
    Compreendi. Última dúvida, já ouvi em alguns lugares que o Unifi sera uma solução para suportar várias conexões, mas não focada em fornecer um nível alto de download/qualidade, enfim, isso procede?
    editado agosto 2018
    Definitivamente essa informação não procede! ;-)

Atualmente a Ubiquiti está posicionada entre os quatro maiores fabricantes de Access Points WiFi para WLANs em ambientes corporativos, segundo estudo recém publicado pela IDC. Os nossos equipamentos possuem a melhor relação preço-performance do mercado em comparação a todos os demais concorrentes. Compare por você mesmo nas tabelas abaixo:

ViniciusG
  • Muito obrigado!!
    UI-Samuel
  • gethgeth 1 Point
    ViniciusG disse:
    Com certeza você deve desligar o WiFi do seu modem/roteador (combo) da Copel, assim essa função fica exclusiva do(s) UniFi. Em relação ao limite de conexões, você terá que fazer o teste in-loco... Como disse antes, não haverá esse limite nos APs UniFi, mas não sei como sua borda está configurada em relação à saída de novas conexões. 
    Compreendi. Última dúvida, já ouvi em alguns lugares que o Unifi sera uma solução para suportar várias conexões, mas não focada em fornecer um nível alto de download/qualidade, enfim, isso procede?
    Estou usando na empresa apenas solução unifi 100% sinal perfeito em todos os 1100 m2 com apenas 2 uap ac lite apenas uma pequena area se sombra downloas de 100 mb nos computadores apenas nos celulares que existe uma redução 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.