Bem-vindo à Comunidade UBNT

Projeto de rede WIFI com WAN 5Gbps

fioriticfioritic 0 Pontos
editado novembro 2019 em UniFi Wireless
Bom dia,

Já fiz vários projetos de rede WIFI usando UNIFI e mas nunca peguei um cenário igual a este, o projeto é para 7.000 pessoas e o link de internet do cliente chega por uma fibra de 5Gbps, fui procurar o gateway de rede e o USG-PRO-4 pois só aceita 1G no SFP, olhei Edgerouter só têm com ER-8-XG com portas SPF+ de 10Gbps mas não tem no Brasil por não se homologado. Têm alguma solução usando equipamentos da Ubiquiti no Brasil para o roteamento ?

Comentários

• O único roteador da Ubiquiti com interfaces de 10G que está em processo de homologação é o ER-8-XG (Infinity), mas ainda sem previsão para conclusão da homologação. No portfólio UniFi existiu o USG-XG que nunca foi homologado no Brasil e é um produto que saiu de linha.

Case de Sucesso: UniFi e EdgeRouter Infinity no Evento HOJE 2019
  • @R4V3R Desculpa estar no lugar errado talvez, mas existe um meio de desativar temporariamente a rede 5g e deixar apenas a 2g. Fucei mas não encontrei. E tem muitos equipamentos que pra fazer a config inicial só pode ser na 2g. Aguardo abraço
  • > Devices
    > Selecionar o AP
    > Config
    > WLAN
    > Selecionar o Rádio 5G
    > Off
    mukasbnu
  • UI-Samuel disse:
    > Devices
    > Selecionar o AP
    > Config
    > WLAN
    > Selecionar o Rádio 5G
    > Off
    Fiz certinho como vc disse, mas não aparece isso. Veja no print. Estou na ultima versão

• Nesse print você está no rádio 2G, então o rádio 5G vai estar logo abaixo. A opção "off" na interface dessa versão é aquele botão "Habilitar neste AP" que está ativado por padrão.
  • UI-Samuel disse:
    Nesse print você está no rádio 2G, então o rádio 5G vai estar logo abaixo. A opção "off" na interface dessa versão é aquele botão "Habilitar neste AP" que está ativado por padrão.
    Puts. Desculpa minha falta de percepção. Já encontrei. Um grande abraço e obrigado!
  • Detalhe, você está dentro da opção "editar" de um SSID específico. Antes disso, se você clicar no WLAN Group denominado "Default" tem uma opção "Off" para desativar TODOS os SSIDs do rádio de uma só vez, que foi a opção que recomendei antes. 
  • Perfeito! O que eu preciso foi aquela que cheguei. Mas ótimo saber dessa tmb. Abraço
  • UI-Samuel disse:
    Detalhe, você está dentro da opção "editar" de um SSID específico. Antes disso, se você clicar no WLAN Group denominado "Default" tem uma opção "Off" para desativar TODOS os SSIDs do rádio de uma só vez, que foi a opção que recomendei antes. 
    Desculpe estar no tópico errado novamente. Veja se você conhece alguma situação estranha destas. Tenho 3 Uap Ac Lr iguais, observei que um deles, as luzes acendem mais fraca que os demais (piscam tmb quando liga) e estabiliza no Azul, ela fica mais fraca que os demais. Ele funciona normalmente. Todos os 3 estão usando a configuração do Sitio igualmente, Led Ligado. Mudei individualmente para On, mas mesmo assim ela fica fraquinha. Desativei, Botei Off, On tudo de novo. Reiniciei e todos outros procedimentos simples. Estão todos na ultima versão tanto firmware quanto controlador. Vc já viu isso? É alguma configuração será? Versão do Ap diferente de fabricação, ou um problema com o Ap? Abraço
  • É normal o LED azul dos APs perder intensidade com o tempo...
    mukasbnu
  • UI-Samuel disse:
    É normal o LED azul dos APs perder intensidade com o tempo...
    Samuel, Li alguns artigos seu sobre o 5ghz, inclusive os topicos do blog que por sinal ficou muito interessante, sei que cada caso é um caso, mas normalmente na sua opinião você prefere usar o 5ghz no VHT20 certo? Ou li errado. Uso no VHT40, uma pequena empresa com 3 Uap Ac Lr. Eu poderia fazer um teste então no VHT20 no 5ghz? Ou não é recomendado. Quais vantagens e desvantagens do 20 ou 40 no 5ghz?
  • Depende, cada caso é um caso. Se o ambiente for de alta densidade, a recomendação seria usar mais APs com canais de 20 MHz em 5 GHz. Para baixa e média densidade, você pode usar canais de 40 MHz em 5 GHz sem nenhum problema para conseguir maiores taxas de transmissão - se isso realmente for necessário. O fato é que quanto menor a largura do canal, menor será a incidência de interferência e o maior será o alcance do sinal porque a mesma energia será distribuída em uma máscara espectral menor.

Recomendo o artigo abaixo:
    http://bit.ly/WiFi-Projeto
  • UI-Samuel disse: 
    Depende, cada caso é um caso. Se o ambiente for de alta densidade, a recomendação seria usar mais APs com canais de 20 MHz em 5 GHz. Para baixa e média densidade, você pode usar canais de 40 MHz em 5 GHz sem nenhum problema para conseguir maiores taxas de transmissão - se isso realmente for necessário. O fato é que quanto menor a largura do canal, menor será a incidência de interferência e o maior será o alcance do sinal porque a mesma energia será distribuída em uma máscara espectral menor.

Recomendo o artigo abaixo:
    http://bit.ly/WiFi-Projeto
    Eu li esse artigo esses dias, é muito legal.Resumindo então o VHT20, vai jogar o sinal mais longe né. pq em VHT40 é bem curta em 5ghz

• Usando VHT20 você vai ter +3dB de sinal em comparação a VHT40. 
    Lembrando que o objetivo de projeto em WiFi não é "jogar o sinal mais longe"...
    Ao contrário, o objetivo é projetar células menores com maior desempenho. 
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.