Bem-vindo à Comunidade UBNT

Uso de 900MHz no Brasil

No treinamento para provedores wireless sempre tem uma pergunta que se repete:

Quais canais posso usar em 900MHz?

Resposta:
917 com 5 MHz de amplitude de canal
922 com 5 MHz de amplitude de canal
922 com 10 MHz de amplitude de canal
Qualquer outra combinação de canal e amplitude (channel width) vai irradiar sinal fora da faixa liberada pela Resolução 506 da ANATEL e pode criar conflitos com as operadores de telefonia celular.

ZéAlves
(ubiquitibrasil.com.br)

Comentários

• Z,
    H possibilidade de um painel operando 10mhz no canal 922mhz atrapalhar alguma ERB de celular ?
    e se atrapalhar, h algum risco ? ou a operadora notifica ? ou ja vem anatel e PADO ?
  • Leia a resoluo 506 para maiores informaes sobre a faixa de frequencia antes de operar seus equipamentos.

No meu entendimento no haver conflito. Eu tenho enlaces operando desde 2008 em 917 e 922 (ambos com 5 MHz de amplitude de canal) e nunca tive problemas com as ERB de telefonia.

A informao que recebi (no sei se  correta)  que a faixa de 910 MHz  para redundncias das ERB. Se voc entrar nessa faixa as operadoras vo gritar.

Agora, o comportamento deles vai depender do grau de problemas que voc est causando e da dificuldade de te encontrar. Existe relatos de outras pessoas afirmando que as operadoras procuraram o dono do rdio 900 MHz que estava operando dentro da faixa proibida.

Operando dentro da faixa livre, com potncia de radiao baixa, no vejo problemas.

ZAlves
    (ubiquitibrasil.com.br)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.