Bem-vindo à Comunidade UBNT

Interferencia em WDS

Olá Amigos,

Todos os meus Rocket's são usados como AP WDS e sempre funcionaram direitinho, mas hoje de manha me perguntei:

Será que os rádios em WDS causam interferencia uns aos outros dentro da mesma rede?

Quando desenhei a topologia imaginei ter algo semelhante a uma rede mesh e por esse motivo uso WDS.

Lembrando que para usar o WDS todos os radios tem que estar usado mesmo ssid, mesma frequencia, etc...

Um abraço

Comentários

• Ol Amigos,

Todos os meus Rocket's so usados como AP WDS e sempre funcionaram direitinho, mas hoje de manha me perguntei:

Ser que os rdios em WDS causam interferencia uns aos outros dentro da mesma rede?

Quando desenhei a topologia imaginei ter algo semelhante a uma rede mesh e por esse motivo uso WDS.

Lembrando que para usar o WDS todos os radios tem que estar usado mesmo ssid, mesma frequencia, etc...

Um abrao
    Amigo,

Tem como anexar uma imagem/desenho de sua topologia? Dependendo da distncia entre os APs na torre, pode haver interferncia, basta examinar o guia para airSync: dl.ubnt.com/datasheets/airsync/airSync_Design_Guide_2-1-12.pdf

Eu recomendo que use o mesmo SSID somente em cenrios em que voc quer uma rede de repetidores.

Abraos,
    Jamie
  • Ol Jamie,
    Realmente todos os meus rdios (Rocket's M5 PtMP) sao repetidores da minha RBS principal,,, somente em um link PtP eu uso AP de um lado e Estao WDS do outro.
    A distancia entre um rdio e outro na torre  de aproximadamente 3 metros.
    No posso ter como base o Airsync pois no possuo equipamentos GPS, correto?
    Segue o desenho da topologia da rede.
    Abra
  • Ol Andinoag!
    Passe-nos mais detalhes acerca da sua estrutura para podermos ajud-lo, pois em WDS o sistema  muito mais complexo do que se parece e se no for bem projetado, sim, poder haver interferencias dentro da propria estrutura.
    Mais algumas informaes que julgo necessrias:
    - A estrutura  100% Airmax, tanto os APs quanto as CPEs?
    - Tem alguma CPE mvel dentro da estrutura?
    - Porque optou-se por usar o sistema WDS na estrutura?
  • Olá Andinoag!
    Passe-nos mais detalhes acerca da sua estrutura para podermos ajudá-lo, pois em WDS o sistema é muito mais complexo do que se parece e se não for bem projetado, sim, poderá haver interferencias dentro da propria estrutura.
    Mais algumas informações que julgo necessárias:
    - A estrutura é 100% Airmax, tanto os AP´s quanto as CPE´s?
    - Tem alguma CPE móvel dentro da estrutura?
    Ola Bizzotto,
    Respondendo suas questoes:
    - A estrutura é 100% Airmax, tanto os AP´s quanto as CPE´s?
    Sim, todos os AP's sao Rocket's e todos os clintes NSM5.

- Tem alguma CPE móvel dentro da estrutura?

Nao, todas as estações cliente são fixas, com ips fixos e NAT ativo.

Essa topologia foi a forma mais simples que encontrei para criar uma estrutura usando somente um canal e tambem porque acredito no desempenho dos Rocket's.
    Antigamente eu tinha muitos ssid diferentes, em canais diferentes,,, cheguei a ter 6 radios na mesma torre. Hoje como pode ver no diagrama em pdf anexado no post acima o maximo sao 3 na mesma torre.
    Uso todos os equipamentos com o minimo de potencia possivel.
    Abs
  • Mais uma informao que preciso pra entender o seu cenario.
    Os 2 APs em WDS na torre principal ento ligados por cabo ou somente 1 AP  ligado por cabo e o outro  via WDS no outro AP?
  • Primeiramente, no confundir sistema WDS com sistema MESH, pois so sistemas e conceitos totalmente diferentes.
    O sistema MESH utiliza protocolos de roteamento avanados nas camadas 2 e 3 da rede.
    O sistema WDS  apenas repetio de sinal de RF entre os APS.
    Assim sendo e levando em considerao o cenrio atual e que apenas o AP-01 ou apenas o AP-02  ligado por cabo ao CPE-01 podemos concluir que toda a rede em WDS estar com o throughput real limitado a aproximadamente 1/4 do throughput apresentado pelo AP-01 ou AP-02 se for o caso.
    Vou apresentar uma proposta de alterao para a rede em questo, alterao esta que ir triplicar o throughtput da rede apresentada, a seguir:
    - o SSID poder continuar o mesmo e todos os APs, porm ter-se- que travar todos os CPEs com o MAC do AP ao qual ele ir se conectar, do contrario os CPEs ficaro se desconectando e conectando com o AP de maior sinal.
    Para que esta situao no venha a ocorrer devido a Lei de Murphy, aconselho a alterao dos SSIDs conforme explicao adiante;
    - Ligar AP-01 em WDS com o AP-07 e AP-08 no canal 5.825mhz com canalizao 20mhz e SSID: MESHWIFI-01;
    - Ligar AP-02 em WDS com o AP-03 e AP-04 no canal 5.805mhz com canalizao 20mhz e SSID: MESHWIFI-02;
    - Ligar AP-05 em WDS com o AP-06 no canal 5.785mhz com canalizao de 20mhz e SSID: MESHWIFI-03;
    - Colocar um novo link entre as torres 01 e 02 no canal 5.840mhz com canalizao de 20mhz e codigo de pas compliance test.
    Usar de preferencia uma NanoBridge 22dbi, bem alinhada, com baixa potencia (4dbm) e o mais distante possivel abaixo dos APs em WDS.
    Espero ter ajudado, qualquer duvida  s perguntar.
  • Antigamente eu tinha muitos ssid diferentes, em canais diferentes, cheguei a ter 6 radios na mesma torre. Hoje como pode ver no diagrama em pdf anexado no post acima o maximo sao 3 na mesma torre.
    Para voc ter uma idia, eu tenho na minha torre principal 25 antenas. Dentre elas 4 so para PtP 5.x Ghz com canalizao 20mhz Airmax, 1  para PtP 5.x Ghz com canalizao 40mhz Airmax, 6 so para Setores 5.x Ghz com canalizao 10mhz Airmax, 6 so setores 2.4 Ghz com canalizao 10mhz Airmax, 4 so setores 2.4 Ghz com canalizao 20mhz 802.11b polarizao vertical, 4 so setores 2.4 Ghz com canalizao 20mhz 802.11b polarizao horizontal.
    Com toda essa parafernaliza na torre eu ainda consigo noise floor de -96dbm nas antenas de 2.4Ghz e noise floor -91dbm nas antenas de 5.8Ghz.
    E, por mais incrivel que parea, essa pssima relao sinal/ruido em 5.8Ghz  causada pelos concorrentes, que esto usando canais de 40mhz e potencia de 28dbm, totalmente fora das resolues da Anatel e pior ainda, sem ter necessidade de usar isso!
    Em um futuro no muito distante a banda de 5.725mhz a 5.850mhz estar muito pior que a de 2.4Ghz.
    Por isso continuo afirmando, de momento, as unicas opes para a salvao das faixas publicas de RF so:
    -provedores e usurios de RF em faixas publicas, concientes, de que  preciso a utilizao de equipamentos profissionais em ambiente externo;
    -a diminuio da potencia nos transmissores para valores bem abaixo que os estabelecidos em lei, levando em considerao o throghput exigido na ocasio da instalao;
    -uma politica de canalizao x throughput bem definida, para assim se ter o maximo de aproveitamento do espectro radioeletrico.
    Um bem pblico, porm escao se no bem aproveitado, e que infelizmente muitos se acham donos e assim desrespeitam as leis. Estas que so indispensveis de serem seguidas por todos ns, para que tenhamos um bom convivio em sociedade.
    Fica aqui mais uma vez o meu alerta!
  • andinoagandinoag 12 Pontos
    Grande bizzotto, Obrigado pela suas observaes!
    Bom, vamos por partes...
    Como pode observar no mapa que criei estou usando setoriais onde a ERB principal  a que esta localizada ao centro com 2 setoriais e 1 RocketDISH. No caso eu tenho nesta ERB duas redes distintas. Uma serve somente como PtP e a outra com PtMP.
    Como as distncias so grandes de um AP para o outro e os clientes sempre estao no maximo a 2km, estes vo enxergar diversos SSID, mas s vai se conectar ao qual est direcionado e tem o seu MAC listado. Automaticamente ao fazer a seleo de conexo ao SSID clicamos em "Lock to AP MAC" para o rdio no ficarem dvida ao qual se conectar mesmo encontrando outros sinais com o mesmo SSID.
    Na ERB principal mesmo tendo 3 antenas s subimos dois cabos,,, um para a RocketDISH que faz o PtP e a outra para a setorial que faz PtMP, e esta ligada em WDS com outra setorial com a mesma funo...
    Como informei no post as informaes esto sendo usadas na minha rede e esta  a melhor forma que encontrei para tirar proveito dos equipamentos que tenho, alm de no ocupar todos os canais livres para uso em 5GHz, mas cada caso  um caso e por isso agradeo suas dicas e quando puder vou testar na prtica para avaliar os resultados. Se tudo ficar legal eu aviso,,, e se no ficar aviso tambm rsrs
    Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.