Bem-vindo à Comunidade UBNT

Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

INTRODUO
Nos dias de hoje com NETFLIX, youtube HD, video conferncias, ensino a distncia e demais aplicaes de alto consumo de banda, se faz necessrio montar um POP que seja capaz de suportar a grande demanda por throughput.

Mas qual o pulo do gato, qual o segredo pra investir em hardware e ter mais sucesso?
O segredo  migrar para um fabricante que disponibilize alguma forma de TDMA para obter grande performance no PTMP.

S MIMO NO AJUDA
Comprar um rdio que oferece apenas 802.11N (MIMO) vai ajudar na eliminao do efeito negativo do multicaminho. Mas um rdio que s oferece MIMO vai sofrer os mesmos problemas de lentido causados pelo n oculto que degradam consideravelmente a performance da rede nos equipamentos mais antigos.

O QUE  TDMA
 um protocolo que utiliza janelas de tempo para sequenciar o acesso das estaes. Cada rdio tem um tempo determinado para fazer sua transmisso e, com isso, elimina-se o n oculto da rede. Isso permite que o AP deixe de "perder tempo" com colises de pacotes e dedique 100% de sua capacidade de processamento ao fluxo de dados da rede, permitindo um nmero maior de clientes siultneos.

FARICANTES QUE DISPONIBILIZAM TDMA
Ubiquiti com AirMAX. Est consagrado e funciona.
Mikrotik com NV2. Ainda no usei. Ouvi falar bem, creio que algum do frum vai esclarecer sobre o tema.
Intelbras com iPOLL. S vi a ficha tcnica dos equipamentos deles, no sei se est maduro e funcional.

IMPORTANTE
Como os protocolos TDMA + MIMO citados acima so proprietrios, voc ter que comprar o conjunto de AP e CPE do mesmo fabricante e da mesma srie de produto. Se misturar fabricante, adeus TDMA!

TEM QUE SABER USAR, ESTOU AQUI PRA ENSINAR
Vou falar sobre a Ubiquiti porque  o fabricante que eu domino. No vendo equipamento, no trabalho pra Ubiquiti, nem estou aqui pra fazer propaganda deles.

O grupo de provedores que usa AirMAX profissionalmente buscou aprimoramento tcnico atravs de cursos como REDES UBIQUITI OUTDOOR que ministro, ou outros cursos que outros instrutores disponibilizam. Esse grupo de profissionais qualificados est muito satisfeito com AirMAX.

Existe um grupo que mete o pau, grita e fica bravinho com a Ubiquiti. Quem sabe se esse pessoal se desse a chance de aprender, a percepo deles seria diferente...

TDMA DA UBIQUITI - AirMAX
A linha AirMAX da Ubiquiti  bastante ampla, tem diversas opes de equipamento pras mais variadas aplicaes e distncia e o protocolo AirMAX est consagrado e em operao desde 2010.

O Rdio da Ubiquiti projetado para se AP  o Rocket M. Algumas pessoas usam outros rdios como o Bullet ou os Nanos, mas esses modelos foram projetados para serem CPE. Eles at operam como AP numa rede pequena, mas se o volume de trfego for grande tem que usar o Rocket M no AP.

Um Rocket M operando como AP  capaz se suportar 100 clientes simultaneamente. bvio que a banda comercializada vai limitar o nmero de clientes, porque a porta LAN passa apenas 100 megabits.
Por Exemplo:
1- Se voc vende 20 megabits full para cada cliente, s vai conseguir conectar 5 clientes simultneos porque o limite  a velocidade da porta LAN. (100 megabits).
2 - Se voc vende 1 mega full pra cada cliente, vai poder atender 100 clientes.
OBS.: bvio que a banda pode variar por N fatores. No estou aqui garantindo que vai passar 100 megas, estou aqui repetindo o relato de vrios alunos que atingiram e superaram 100 clientes simultneos com o Rocket em seus APs...

Esse negcio de 100 clientes simultneos no  propaganda enganosa. Tem muita gente usando, basta aprender como se faz.

SOBREVIDA AO EQUIPAMENTO ANTIGO
A Ubiquiti fez uma coisa bacana no final do ano passado. A Ubiquiti desenvolveu um firmware que torna compatvel seus rdios da linha lgacy (os nanos antigos, os bullets antigos...). Usando este novo firmware fica mais barato usar AirMAX numa rede que j possui CPE Lgacy Ubiquiti, porque voc usa os rdios antigos da Ubiquiti que utilizam AirOS e s precisa modernizar o AP para AiMAX.

Um rdio lgacy Ubiquiti "tunado" pra AirMAX s funciona como CPE porque o TDMA  feito no software. Alm disso a performance de um rdio "tunado" ser menor do que a performance de um rdio nativo AirMAX, mas a boa parte  que voc no perde o investimento feito anteriormente e pode usar o rdio Ubiquiti antigo em sua rede AirMAX.

AIRMAX SINGLE OU DUAL
Fazer a rede toda AirMAX 1x1 nas CPEs vai criar uma rede at 2.5x mais lenta se comparada a uma rede toda AirMAX 2x2.
Bem, voc deve estar pensando: "ahhh no vou usar 1x1 porque  mais lento. 1x1  ruim..."
No exatamente. Nem todo mundo precisa de uma rede 100% 2x2.

QUAL FREQUNCIA USAR
Por ltimo, a pergunta de sempre: 2.4 GHz ou 5 GHz?

5 GHz sofre menos com interferncia, mas a visada tem que ser livre...
2.4 GHz tolera pequena obstruo de visada, mas o comprimento de onda  mais propcio a gerar e sofrer interferncias.
A maioria das pessoas esto usando 5 GHz.
O revendedor compra e homologa mais 5 GHz, ento, pra evitar desabastecimento eu usaria 5GHz.

CONCLUSO
O pulo do gato  o TDMA no POP para ter uma rede PTMP mais eficiente.
Falei aqui sobre os fabricantes que disponibilizam (ou pretendem disponibilizar) esta tecnologia.
Dei um destaque especial sobre o AirMAX da Ubiquiti porque  a linha de produtos que domino.
Acredito que os colegas vo colaborar acrescentando mais informaes sobre o NV2 da Mikrotik.
Tambm acredito que algum vai informar quando a Intelbras estiver com o iPOLL funcionando no PTMP.
Certamente agora voc tem mais subsdios pra fazer uma escolha consciente e desejo sucesso para seu provedor.

Espero ter ajudado.

Abrao,

ZAlves

Comments

• Excelente tópico meu amigo, é de suma importância evidenciar o sucesso que é o AirMAX utilizo ele no meu PTMP com MIMO e 5MHz de largura de canal e posso garantir é fantástico!
Sign In or Register to comment.