Bem-vindo à Comunidade UBNT

NanoLoco 2 - Ponto a Ponto - Falha

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema que está me tirando o sono. Configurei uma rede ponto a ponto pra um cliente utilizando 02 Nanostation Loco2. A intenção é compartilhar o acesso à internet da residencia até seu comercio. A estrutura é a seguinte: 01 modem da NET conectado ao roteador TPLINK com um nanostationA ligado configurado em modo Bridge (Access Point WDS). Na outra ponta(comercio) 01 nanostationB em Bridge (Station WDS) ligado à um roteador Linksys pra distribuir a rede no local. Esse router Linksys consegue receber IP na porta WAN do outro roteador, porém quando tento conectar à rede no comercio não consigo, só consigo me conectar à rede se eu habilitar o DHCP do routerB e quando isso acontece tenho uma perda descontrolada de pacotes quando efetuo um ping externo. (imagem em anexo)

Conseguiram compreender ???
Por favor me ajudem, realmente, não sei mais o que fazer!!

Obrigado pela atençao de todos

Comentários

• Pode ser muita potencia, quantos dBI voce colocou em ambos j que esta com sinal em -24 dBI e deveira estar mais proximo de -50 dBI, ento abaixe a potencia de ambos.
  • Obrigado pela resposta Rodrigo,

Abaixei a potencia de ambos os radios. Mas mesmo assim não funcionou.
    Porem, efetuando alguns testes hoje, sem querer o cabo Lan que vem do Nano eu liguei em uma porta Ethernet no router ao inves de ligar na porta WAN e com isso pude pingar todos os equipamentos da rede inclusive o router que sai pra Internet, porem mesmo assim não consegui conexão com a internet. Agora, se eu ligo o cabo da Lan(Nano) na porta WAN, o router pega IP, Gateway, DNS do outro router, porem não sai pra internet.

Estranho né?

Mais uma vez Obrigado!!
  • Mas ai entao nao seria problema nos nanos, seria sua topologia de rede que voc esta com dificuladades em configurar. Voc pode deixar tudo em bridge ou criar sub redes roteadas.
  • vaquerovaquero 26 Pontos
    Ola amigo, tente o seguinte:
    ROTEADOR:
    1: altere o ip interno do roteador que esta conectado no modem da NET para 192.168.1.254 (verifique antes se este ip nao esta sendo usado)
    2: em dhcp, deixe em START IP ADDRESS com 192.168.1.100 e em END IP ADDRESS com 192.168.1.150.
    NANO 1 (TX) - CONECTADA AO ROTEADOR
    1: na aba NETWORK opcao NETWORK MODE deixe como BRIDGE, altere o ip para 192.168.1.253, gateway 192.168.1.254, dns 192.168.1.254.
    2: clicar em salvar mas nao aplicar ainda.
    3: na aba WIRELESS opcao WIRELESS MODE deixe como ACCESS POINT WDS e ative o AUTO a direita deste campo.
    4: defina o nome do SSID para a transmissao.
    5: em COUNTRY CODE defina brasil.
    6: em Channel Spectrum Width deixe em 20mhz
    7: como deve estar muito proximo uma da outra, deixe com baixa potencia, comece com 10dbi, caso o sinal fique muito ruim (acima de -68) vai aumentando a potencia 1 dbi por vez
    8: na opcao WIRELESS SECURITY escolha o nivel de segurana que achar melhor.
    9: salvar e aplicar

NANO 2 (RX)
    1: na aba WIRELESS opcao WIRELESS MODE deixe como STATION WDS
    2: na opcao ESSID digite o nome que vc digitou no SSID da outra antena ou de um SURVEY (para esta funcao funcionar, o pais ja deve esta ativado e aplicado para brasil)
    3: em Channel Spectrum Width deixe em 20mhz
    4: deixe a potencia em 10dbi e aumente somente se necessario (mesmo caso da outra antena)
    5: configure a segurana com a senha digitada na outra antena
    6: clicar em salvar mas nao aplicar ainda
    7: na aba NETWORK opcao NETWORK MODE deixar como BRIDGE
    8: alterar o ip para 192.168.1.252, gateway 192.168.1.254, dns 192.168.1.254
    9: salvar e aplicar
    se td estiver certo, neste momento conectando o cabo na LAN da NANO 2 ao seu notebook, vc ja estara recebendo ip automatico do roteador. para compartilhar com mais usuarios por cabo ou WIFI, instale um segundo roteador WIFI, mas nao ligue o cabo LAN DA NANO 2 na WAN deste roteador. antes disto, ligue este roteador SOZINHO DIRETAMENTE VIA CABO NO SEU NOTEBOOK, altere o ip dele para 192.168.1.251 e DESATIVE O DHCP SERVER, configure o nome de rede WIFI com senha e tal. depois disto, ligue o cabo LAN DA NANO 2 na porta LAN 1 deste roteador. pronto, sua rede tem que estar funcionando.
    Att
    Luis Henrique
    Dpt Tecnico de Redes - Rural Link Network
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.